Dados abertos / Versão 2

Compliance Editorial: Uma Proposta de dataset para aprimorar a transparência e governança editorial dos periódicos científicos

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.37497/opsbrazil.7

Keywords:

Direito, Compliance, Gestão Editorial, Qualis, Revista científica

Resumo

Este estudo tem como objetivo avaliar manualmente as diretrizes dos sites dos periódicos. O dataset elaborado mapeou os principais princípios de transparência e melhores práticas na publicação cient´ífica, conforme as diretrizes propostas por: Open Access Scholarly Publishers Association, o Directory of Open Access Journals, o Committee on Publication Ethics e a World Association of Medical Editors. Estas instituições declararam a terceira versão dos “Princípios de transparência e melhores práticas na publicação acadêmica” para garantir transparência e qualidade nas publicações de periódicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Altieres de Oliveira Silva, Editora Alumni in, São Paulo

Mestrando em Direito Empresarial e Cidadania (UNICURITIBA). Mestre em Gestão Internacional pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP). Membro fundador da Assoc. Latino-Americana de
Governança (ALAGOV-RGB). Atua como voluntário do grupo de Pesquisa em Governança Pública (Rede
Governança Brasil). Professor convidado da disciplina de Compliance nas Organizações Públicas Digitais pela Pós-graduação Lato Sensu em Gestão da Inovação e Inteligência Comportamental no Poder Judiciário de Santa Catarina. E-mail: <altibart@gmail.com>.

Viviane Coêlho Séllos-Knoerr, UNICURITIBA, Paraná

Doutora em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991). É advogada. Professora e Coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Empresarial e Cidadania do Centro Universitário Curitiba / UNICURITIBA. Realizou estágio Pós-Doutoral na Universidade de Coimbra (2015/2016). Tem experiência em: Responsabilidade Social da Empresa. Dignidade da Pessoa Humana. Cidadania. Ética. Interpretação e Aplicação da Constituição. Tutela de Direitos Difusos e Coletivos.

Arquivos adicionais

Postado

12-03-2020 — Atualizado em 13-12-2022

Versões

Categorias

Como Citar

Silva, A. de O., & Séllos-Knoerr, V. C. (2022). Compliance Editorial: Uma Proposta de dataset para aprimorar a transparência e governança editorial dos periódicos científicos. In Open Science Brazil. https://doi.org/10.37497/opsbrazil.7 (Original work published 2020)