Dados abertos / Versão 1

Publicações Técnicas para a Área Do Direito

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.37497/opsbrazil.6

Keywords:

artigo técnico, artigo tecnológico, publicação técnica, pesquisa jurídica, direito

Resumo

Objetivo do estudo: O objetivo do estudo é apresentar diretrizes que permitam tanto a elaboração quanto a avaliação de artigos de caráter técnico ou tecnológico para a área do Direito.

Abordagem Metodológica: O presente estudo, de natureza qualitativa e prescritiva, é baseado em dados e informações secundárias e documentais.

Relevância: Apesar do caráter aplicado das teorias na ciência jurídica, doutrinas em Direito com acentuado cunho hermenêutico subjetivo, possuem tradicionalmente grande implicações sobre a prática jurídica no cotidiano. A prática, assim, tende a seguir ramos doutrinários com maior aceitação.  Novas abordagens, contudo, têm sido restringidas por causa da baixa familiaridade dos operadores com estruturas de solução mais adequadas à área jurídica.  Apenas muito recentemente, com o advento da Pós-Graduação profissionalizante, as publicações de natureza técnica, que refletem métodos e técnicas mais alinhados com a natureza das intervenções em Direito assumem maior espaço na literatura e precisam de diretrizes que possam ajudar em sua aceitação pela academia e pelos praticantes da área jurídica. 

Principais resultados: Indicam o aumento de publicações desse gênero textual para os pesquisadores e operadores do Direito. Constata-se, em adição, a crescente importância deste tipo de produção intelectual, no sistema de avaliação da PGSS da CAPES. Assim, a análise contextual da produção técnica indica também sua utilidade para os operadores do Direito.  Dessa forma, considerando a confusão conceitual ainda reinante entre artigos científicos e artigos técnicos, sugere-se diretrizes que possam nortear a elaboração da crescente produção técnica na área de Direito. 

Contribuições teóricas/metodológicas: A proposta de um design estrutural para a elaboração de artigos técnicos ou tecnológicos.

Conclusão: Embora a área do Direito utilize esse tipo de publicação, não há diretrizes, oriundas da área técnica do Direito, para a produção de artigos técnicos ou tecnológicos.  Assim, considera-se imperioso a organização de diretrizes que possam apoiar os pesquisadores e profissionais do Direito na elaboração de publicações direcionadas para intervenções em atividades jurídicas, com maior segurança. Dessa forma, julga-se estar contribuindo para a consolidação dos padrões básicos da literatura de caráter técnico em apoio ao exercício profissional mais eficiente dos operadores de Direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Altieres de Oliveira Silva, UNICURITIBA, Paraná

Mestrando em Direito Empresarial e Cidadania (UNICURITIBA). Mestre em Gestão Internacional pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP). Membro fundador da Assoc. Latino-Americana de
Governança (ALAGOV-RGB). Atua como voluntário do grupo de Pesquisa em Governança Pública (Rede
Governança Brasil). Professor convidado da disciplina de Compliance nas Organizações Públicas Digitais pela Pós-graduação Lato Sensu em Gestão da Inovação e Inteligência Comportamental no Poder Judiciário de Santa Catarina. E-mail: <altibart@gmail.com>.

Referências

SILVA, Altiéres de Oliveira; RODRIGUES, Leonel Cezar; SELLOS-KNOERR, Viviane Coelho de; MARTINS, Cibele Barsalini. Publicações técnicas para a área do direito. Revista Opinião Jurídica, Fortaleza, v. 20, n. 34, p. 228-246, maio/ago. 2022. http://dx.doi.org/10.12662/2447-6641oj.v20i34.p228-246.2022

Arquivos adicionais

Postado

23-11-2022

Como Citar

Silva, A. de O. (2022). Publicações Técnicas para a Área Do Direito. In Open Science Brazil. https://doi.org/10.37497/opsbrazil.6